Sistema Fotovoltaico Industrial

 

Devido ao alto consumo de energia em indústrias e fábricas, a energia solar industrial vem ganhando cada vez mais destaque nas empresas do ramo a fim de diminuir os custos com contas de energia e reduzir os impactos ambientais. Isso significa que, ao custear elevados valores das contas de luz, o consumo pode impactar no funcionamento e manutenção das fábricas.

Energia Solar Fotovoltaica Industrial

Por esse motivo, neste artigo falaremos sobre o uso de energia solar industrial, como gerá-la, bem como suas vantagens ao realizar a instalação de um sistema fotovoltaico em uma indústria. Vamos conhecer mais sobre o assunto?

O uso da Energia Solar na Indústria

Sabendo que a energia solar utiliza a radiação da luz do sol diretamente sobre os painéis solares instalados em uma indústria, pode-se destacar que é possível usufruir do seu vapor para dirigir turbinas e gerar eletricidade, além de produzir ferro e aço em fábricas e indústrias.

É considerada, ainda, uma forma sustentável e econômica de aquecimento de água, ou outros fluidos, bem como a geração de energia solar industrial, visto que o consumo de energia elétrica em indústrias já soma mais de 3 milhões de Mega-watts/hora. 

Como gerar energia solar industrial?

A geração de energia solar para indústrias funciona de forma semelhante aos processos de produção em residências e estabelecimentos comerciais, no entanto, é feita em larga escala devido ao tamanho dos sistemas fotovoltaicos e de acordo com as necessidades da propriedade.

Por isso, a instalação do sistema fotovoltaico exige um planejamento bem elaborado, pensando em fatores fundamentais como economia, retorno sobre o investimento, além da instalação de equipamentos de qualidade, como placas solares, inversor solar e baterias para armazenamento (caso necessário), que se adequem a estrutura de instalação dos painéis solares.

Vantagens da Energia Solar para indústrias e fábricas

Existem muitos aspectos que auxiliam na escolha de um projeto fotovoltaico para indústrias e fábricas, sendo o principal fator a viabilidade financeira durante a sua utilização. Para além dessa questão, é importante destacar que a energia solar industrial oferece diversos benefícios que influenciam tanto na competitividade do mercado, quanto na manutenção do funcionamento de uma indústria. Portanto, separamos algumas vantagens que valem a pena serem analisadas.

Uma das opções mais atrativas para a utilização de energia solar em indústrias e fábricas é a economia das contas de energia, por isso, é válido evidenciar que há incentivos fiscais e bancários que contribuem para o aproveitamento da fonte de energia renovável no segmento. Além disso, ao utilizar energia luminosa para a geração de eletricidade, a empresa também estará colaborando para a sustentabilidade e diminuindo os impactos ambientais emitidos, majoritariamente, pela emissão de gases poluentes originados por outras fontes de energia não renováveis.




Alguma dúvida? Vamos Conversar!