Fabricantes e Marcas

 

Fabricante de inversores e painéis Fotovoltaicos

 

Com o aumento da quantidade de consumidores buscando adquirir energia solar, maior é a quantidade de fabricantes desse setor que se aventuram a atuar no mercado, visando atender esse nicho.

Segue alguns critérios que a Valore Engenharia orienta a seus clientes na escolha dos seus equipamentos, independe de marca ou fabricante.

– Equipamentos que atendam os requisitos/normas da ABNT, Aneel, Concessionária de Energia, Inmetro, Procel, etc;

– Fornecedor/Indústria/Representante estável no mercado, pois a garantia dos equipamentos é longa, assim este também dever ter vida longa no mercado, isto também é valido para os casos de futuras manutenções;

– Estar atuando no mesmo ramo de atividade a um bom tempo, evite especuladores;

– Os melhores equipamentos e os mais vendidos no mundo;

– A melhor tecnologia de mercado atualmente vendida e viável financeira;

– Assistência/Suporte técnico bom, fácil e rápido e com bom histórico de relacionamento com o cliente;

– Análise custo X benefício, sempre analise outras opções técnicas de soluções;

– Não existe apenas uma melhor marca ou equipamentos para todos os usuários/necessidades, pois o sistema é formado por uma combinação de equipamentos e marcas, assim deve se analisar o melhor dimensionamento para melhor atender da necessidade do cliente;


INVERSORES

Fronius – A Fronius é uma empresa de origem austríaca que possui uma subsidiária brasileira localizada na cidade de São Bernardo do Campo. Além de inversores solares a empresa produz equipamentos para armazenamento de energia e sistemas de monitoramento. Atua desde 1992 com energia solar, há mais de 15 anos no Brasil, pioneira no setor e fornecedora de inversores on grid, em outubro de 2017 foi eleita a melhor fabricante de inversores do Brasil.

SMA – A SMA Solar Technology AG é uma empresa fornecedora alemã de equipamentos para energia solar e um grande produtor de inversores solares para sistemas fotovoltaicos, A SMA foi ganhadora, por quatro anos seguidos (de 2012 a 2015), do prêmio “PV Inverter Customer Insight Survey” como a melhor marca de inversor interativo, promovido pela “IHS Markit”, empresa especializada em pesquisas e análises de mercado. A empresa SMA é detentora de mais de 700 patentes de tecnologia aplicáveis aos inversores interativos, sendo reconhecida no meio técnico como “a Apple dos inversores”, devido à sua superioridade técnica, facilidade de instalação e operação, e também de adoção de tecnologias que tornam-se padrão entre todos os fornecedores de inversores interativos.

ABB – A ABB Empresa multinacional com mais de 130 anos, com sede em Zurique, na Suíça, e que atua nas áreas de inversores solares on grid e carregadores veiculares;

A suíça ABB venderá sua divisão de inversores ao fabricante italiano Fimer. Ambas as empresas disseram que queriam garantir uma transição suave para seus clientes e funcionários. “A Fimer cumprirá todas as obrigações de garantia existentes e a ABB indenizará a Fimer pela aquisição dos negócios e obrigações relacionadas”, escreveu a ABB em sua nota. A transação, que está sujeita a uma série de condições, deverá ser concluída no primeiro trimestre de 2020. A Fimer tem sido muito ativa na América Latina e particularmente no Brasil, onde foi classificada como a segunda maior fornecedora nos últimos cinco anos.

Solar Edge – A Israelense Solar Edge fundada em 2006, desenvolveu a solução de inversor DC otimizado que mudou a maneira como a energia é coletada e gerenciada em sistemas fotovoltaicos (PV). Inversores para sistemas fotovoltaicos representam uma das várias linhas de negócio da multinacional. Equipamentos de monitorização e optimizadores de potência são outras duas importantes unidades de fabricação. A última é a principal e na qual a SolarEdge, fundada em 2006 em Israel, desfruta de uma posição de liderança a nível internacional com 70% de quota de mercado. Tem presença em 21 países e sistemas instalados em 120 países. Líder de mercado mundial no segmento MLPE, com 60% de Market Share. Ações listadas na Nasdaq.

Apsystems – Fundada no Vale do Silício, nos EUA em 2009, a APsystems possui mais de 25 mil instalações solares monitoradas pela plataforma EMA, atingindo 350 MWp no final de 2016. É o segundo maior fornecedor no mundo em tecnologia MLPE, com certificação ISO9001:2015 QA e protegida por 84 patentes. Líder global em tecnologia MLPE. As soluções tecnológicas APsystems combinam inversão de energia de forma eficiente com uma interface de monitoramento simples para acompanhar em tempo real a produção de energia de qualquer parte do mundo. Cada microinversor pode monitorar dois painéis solares de uma só vez simplificando o projeto de instalação e reduzindo os custos.

Refusol – Estabelecendo novos benchmarks com soluções sustentáveis ​​- essa é a filosofia do pioneiro dos conversores de freqüência. A REFU Elektronik o segue com todos os produtos oferecidos, seja em aplicações de acionamento, solares ou híbridas. A empresa, fundada em 1965, ganha a partir de sua longa experiência e grande experiência em eletrônica de energia, mas seu portfólio não pára por aí. Cooperando com Endress dentro da divisão de energia PRETTL, a REFU Elektronik fornece a cadeia de valor total no espaço de energia híbrida para encontrar o melhor em suas aplicações. De Gensets para Power Electronics com PV e inversores de armazenamento – a pedido, tudo de uma única fonte.

Ecosolys – A Ecosolys é uma empresa 100% brasileira que fabrica e desenvolve soluções para sistemas fotovoltaicos. A primeira fabricante brasileira homologada pelo inmetro e contamos com mais de 20 anos de experiência na área eletrônica. Parque fabril conta com 9000m2 de área construída e as certificações ISO 9001 e 14001. Com fábrica localizada em Pato Branco/PR.

Growatt – Growatt New Energy Technology Co., Ltd foi criada em Maio de 2010, uma empresa de energia nova profissional e vigorosa com foco em inversores fotovoltaicos. Fabricante líder mundial de inversores fotovoltaicos de baixo custo com alta eficiência. Growatt inversores, como representante de alta eficiência, em conformidade com a segurança, nível de potência, e os padrões de grade de cerca de 20 países na Europa, Américas, Austrália e Asian. Com as vendas de RMB 300 milhões em 2013, Growatt é o fabricante superior do inversor chinesa, sendo o maior exportador da China por 3 anos. A Inovacare SOLAR se tornou no mês de abril/2019 o SERVICE CENTER da GROWATT para o Brasil.

Sungrow – Fundada pelo Prof. Cao Renxian – professor da Universidade de Tecnologia de Hefei. Ao saber do estado insatisfatório da disponibilidade elétrica no oeste da China rural, ele deixou seu cargo de professor em 1997 e fundou a Sungrow Power Supply Co., Ltd. O professor Cao Renxian queria melhorar a disponibilidade de eletricidade e, assim, possibilitou um crescimento econômico constante no oeste rural da China. Em vez de focar no crescimento econômico a todo custo, ele optou por um crescimento sustentável com base em fontes de energia regenerativas.

Solis – Estabelecida em 2005, a Ginlong Solis é uma das mais antigas e maiores especialistas mundiais em inversores de linha, que fabrica inversores de linha para converter energia de DC para AC e interagir com a rede elétrica de utilidade, o que ajuda a reduzir a pegada de carbono da sociedade humana. O fundador da empresa, Yiming Wang, um membro dos Especialistas Especiais Nacionais Chineses, apoia o terceiro lote de países do “Plano de Mil Pessoas” para introduzir os talentos dentro das empresas. A empresa agora tem uma equipe de pesquisa e desenvolvimento técnico de alto nível sofisticado, muitos dos quais são especialistas na área.

Renovigi – É uma empresa brasileira, com DNA chapecoense, que trabalha com a mais alta tecnologia de geração de energia elétrica através de captação solar. Com atuação em todo o território nacional por meio de uma rede de empresas credenciadas em todo o Brasil, e sedes em Chapecó (SC) e Campinas (SP), traz soluções para sistemas fotovoltaicos conectados à rede das concessionárias de energia, gerando economia na conta de luz, além de contribuir com a sustentabilidade. Fundada em 2012, tinha apenas 3 colaboradores no final de 2013. No final de 2017 eram 20 e fechou o 1º semestre de 2018 com mais de 40, além da rede de credenciados, na qual não é possível mensurar quantas pessoas estão envolvidas, mas trat-se de milhares.

Canadian – Fundada em 2001, a empresa canadense é a líder mundial em módulos solares, além de desenvolver projetos de alta qualidade e eficiência. Com mais de 14 anos de experiência, a Canadian Solar é garantia de confiança na fabricação de módulos com designs bem desenvolvidos, eficientes e seguros, graças as suas inúmeras certificações que atendem as principais normas europeias, americanas e em todo o mundo.

PHB – Desde 1984, ano de fundação da PHB, a busca por inovação e qualidade, com seriedade e desenvolvimento tecnológico brasileiro, foram fatores notáveis e importantes na trajetória da PHB Solar. Desta maneira, foi a primeira fabricante de inversores solares a ser certificada pelo INMETRO no Brasil, atuando na coordenação e elaboração de normas reguladoras e criando de forma singular, um laboratório completo para testes e manutenção dos seus próprios produtos. Sempre à frente, a PHB Solar é uma indústria 100% nacional com pioneirismo e competência tecnológica, desenvolvendo soluções para a Geração Distribuída como um todo. A engenharia da PHB oferece respostas rápidas e não depende de uma consulta internacional, sendo uma empresa precursora na geração de energia elétrica através de fontes renováveis.

Intelbras – A Intelbras acaba de trazer uma nova solução que vai orbitar o seu negócio e gerar ótimas oportunidades para você: Intelbras Solar. A tecnologia e a inovação que você já conhece, agora na geração de energia solar fotovoltaica para residências e empresas. Mais economia. Mais confiabilidade. Mais uma solução da Intelbras para que a nossa parceria tenha um brilho cada vez maior.

Hoymiles – É uma empresa de alta tecnologia especializada em energia verde. Com o apoio de um laboratório nacional chave, que foi criado especialmente para a disciplina de Eletrônica de Potência em Zhejiang University-Hangkai Grupo New Energy R & D Center e Hangzhou Keweida Electric, e tem feito progressos notáveis em termos de tecnologia e mercados desde a sua fundação. Com o desenvolvimento e crescimento de ambas as entidades acima e para ficar em sintonia com o desenvolvimento da tecnologia e a expansão dos mercados.

SolfarSuntag Energy do Brasil em sua visita à China, fechou mais um contrato de Distribuição com uma das maiores plantas industriais do país.   Os inversores Sofar Solar possuem certificação de qualidade européia de qualidade e são utilizados em diversos países do mundo.


MÓDULOS FOTOVOLTAICOS

OBS: Um importante diferencial para os módulos fotovoltaicos é o selo TIER 1. Essa é uma classificação organizada pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF) que avalia os resultados financeiros das empresa do mercado de energia solar fotovoltaica. Essa é uma análise importante, pois de nada adianta uma garantia longa se a empresa não existir no acionamento da garantia no futuro.

Jinko – Jinko Solar é um líder mundial na indústria de energia solar fotovoltaica com fabricas de produção em Jiangxi e Zhejiang na China e escritórios de vendas e de marketing em Xangai e Pequim, na China, Munique, na Alemanha, Bolonha, na Itália; Zug, na Suíça San Francisco, nos Estados Unidos , Queensland, Austrália; Ontário, Canadá; Singapura; Tóquio, no Japão, e Cidade do Cabo, África do Sul.

Trina – A Trina Solar é uma líder global no fornecimento de soluções para energia solar. Fundada em 1997, a Trina Solar desenvolve soluções fotovoltaicas proprietárias inteligentes para grandes centrais elétricas, bem como soluções comerciais e residenciais, sistemas de armazenamento de energia e módulos fotovoltaicos. Como fornecedora líder mundial de soluções integradas de energia solar, a Trina Solar assumiu a liderança no desenvolvimento de uma marca no mundo da energia IoT (Internet das Coisas) e está comprometida a se tornar uma líder global neste setor novo e emergente.

Canadian    Fundada em 2001 no Canadá, a Canadian Solar (NASDAQ: CSIQ) atua como fornecedora global de energia com subsidiárias de negócios bem sucedidas em 24 países em 6 continentes. Além de servir como um dos principais fabricantes de módulos solares fotovoltaicos e provedor de soluções de energia solar, a Canadian Solar possui um pipeline geograficamente diversificado de projetos de energia em escala industrial. Com a recente aquisição da Recurrent Energy pela empresa, o pipeline total do projeto da Canadian Solar é agora de 20,4 GW, incluindo um aumento do pipeline do projeto de última fase para mais de 2 GW. Com instalações de fabricação de última geração no Brasil, Canadá, China e Vietnã, a Canadian Solar emprega mais de 8.900 trabalhadores em todo o mundo.

JA Solar– Com sede em Xangai, a JA Solar disse que já opera no Brasil desde 2015, mas agora terá um novo escritório local que poderá oferecer suporte aos clientes em planejamento e logística, além de apoiar atividades de promoção da marca e suas tecnologias e desenvolver e gerenciar atividades de vendas na região.

 Q Cells– A Hanwha Q Cells Co. Ltd., é uma das maiores e mais reconhecidas fabricantes fotovoltaicas do mundo para suas células e módulos solares de alta qualidade e alta eficiência. Tem sede em Seul, Coreia do Sul (Global Executive HQ) e Thalheim, Alemanha (Technology & Innovation HQ). Com suas diversas fábricas internacionais na Coréia do Sul, Malásia e China, a Hanwha Q CELLS está em uma posição única para atender a todos os mercados globais ;

BYD– Foi fundada em 1995, e depois de 23 anos de crescimento acelerado, passou de uma startup, com apenas 20 pessoas, para uma empresa global com mais de 220 mil empregados, também vem surpreendendo o mundo como a maior fabricante de automóveis elétricos e híbridos e ônibus elétricos plug-in do mundo. A empresa está presente em cinco continentes, mais de 50 países e em cerca de 200 cidades e têm entre seus sócios o americano Warren Buffet. A chinesa BYD é, ainda, a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo para outras marcas globais, e considerada uma das 15 empresas que estão mudando o mundo para melhor, “Change The World”, da Revista Fortune. No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, neste mesmo local, inaugurou sua planta de produção de módulos fotovoltaicos.

Risen– Fundada em 1986, a Risen Energy trabalha com os melhores e mais qualificados produtos do mercado.  Sede oficial em Ninghai, China. A Risen Energy é uma empresa de alta tecnologia que insiste na missão de melhorar a estrutura energética através da inovação tecnológica em busca de qualidade da vida humana. Ela possui mais de 4,5GW em painéis solares fabricados anualmente, estando no top 10 fabricantes desde 2015. Suas placas solares passam por testes de qualidade rigorosos e possuem certificado Inmetro Classe A.

Longi Solar– A LONGi é um dos principais fabricantes de painéis solares da China, com uma cadeia de fornecimento monocristalino totalmente integrada verticalmente a partir de lingote de silício, pastilha, célula para módulo. As capacidades de célula e módulo da empresa atingirão 10GW e 16GW, respectivamente, até o final de 2019, e devem atingir 15GW e 25GW no final de 2020. A LONGi Solar é um dos quatro únicos fornecedores de módulos solares fotovoltaicos (PV) que se qualifica na categoria de classificação de alto desempenho AA em todo o setor.


BATERIAS

BYD – É a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis. Essas três letras representam a expressão “Build Your Dreams” (“Construa Seus Sonhos”, em tradução livre) e aparentemente o sonho da fabricante era construir uma bateria para energia solar e vendê-la no mundo todo, porque é exatamente isso o que eles estão fazendo com seus sistema de baterias solar “B-box”.


 




Alguma dúvida? Vamos Conversar!